-
Arquitetos: FORarquitectura
- Área: 1125 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Juanca Lagares
-
Fabricantes: Grupo Puma, Hempel, Hiansa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A região de Axarquia, na Espanha, é ancestralmente marcada por muitos agricultores dedicados. A tradição agrícola e a sua arquitetura vernácula nos levam a resolver este projeto a partir de um olhar para o passado.
Dele aprendemos formas, estratégias e gestos que, aplicados ao uso e distribuição desta edificação, nos conduzem ao resultado. Um volume de 1125 m2 dividido em quatro grandes espaços destinados ao armazenamento de produtos e ferramentas do mundo agrícola, onde manuseamos e cuidamos da matéria-prima até à sua venda.
A volumetria reflete claramente as formas tradicionais que aparecem em determinadas áreas da paisagem para que, através desta aprendizagem, sejam resolvidas questões como a drenagem das águas das coberturas, a organização dos usos e a interpretação estética dos materiais utilizados nas suas fachadas.
Na fachada é introduzido um elemento moderno, o policarbonato, material também muito presente em algumas construções agrícolas como estufas, que permite a passagem da luz ao mesmo tempo que nos protege do exterior.
Um gesto pictórico enquadra uma determinada área interna gerando um ponto colorido e luminoso que capta a nossa atenção e traz alegria e dinamismo à atividade.
Uma catedral de luz destinada a abrigar a matéria-prima que vem da terra, um espaço de culto ao campo.